A importância do marketing de relacionamento para as empresas

Marketing de relacionamento é um dos 81 tipos existentes de marketing.

A importância do marketing de relacionamento para as empresas

Marketing tradicional, inbound marketing, marketing digital, são cerca de 81 tipos de marketing diferentes e cada um tem a sua importância. Porém, há um marketing muito importante, que é o marketing de relacionamento. 

Neste artigo você vai saber um pouco sobre as estratégias e a importância do marketing de relacionamento para as empresas.

 

O que é Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento consiste em ações que são realizadas para criar e manter o relacionamento com os clientes. O objetivo principal deste tipo de marketing é manter o relacionamento com os clientes a longo prazo, para que eles sejam fidelizados e recomendem os serviços e produtos da empresa para outras pessoas.

 

Veja também: Gerenciamento de Redes Sociais 

 

Quais as ações o marketing de relacionamento utiliza?

  • E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing de relacionamento. O e-mail, apesar de ser uma ferramenta já antiga é capaz de atrair manter clientes novos e antigos em relacionamento com a empresa, através de campanhas de e-mail marketing.

Quando o usuário chega no site ou blog da empresa ele pode receber um convite para receber e-mails com conteúdos da empresa. Quando usuário aceita esse convite ele passa a receber os conteúdos e pode se tornar cliente.

Para esse usuário, que é um cliente em potencial é interessante enviar conteúdos que o façam conhecer os produtos e serviços da empresa ou até um cupom de desconto na primeira compra. Já os clientes que são antigos, podem receber, por exemplo, ofertas de produtos parecidos com os que ele já compra.

Dessa forma, o relacionamento vai ser mantido e o cliente vai sempre lembrar da empresa, por estar recebendo conteúdo e ofertas relevantes através do e-mail.

Uma das estratégias do Marketing de Relacionamento é o e-mail marketing.

Uma das estratégias do Marketing de Relacionamento é o e-mail marketing.

  • Programa de fidelidade

Uma das coisas que mais atraem o cliente no momento da compra é a possibilidade de ganhar algum benefício por realizá-la. Por isso, os programas de fidelidade são essenciais para manter o bom relacionamento com o cliente.

A empresa deve analisar o perfil dos clientes e criar programas de fidelidade para cada grupo. O programa deve oferecer brindes, descontos, promoções, entre outros benefícios para aqueles clientes que são fiéis. Isso vai incentivá-los a voltar a comprar os produtos e contratar os serviços da empresa, pois ele vai se sentir valorizado.

Até mesmo as empresas pequenas e locais podem ter um programa de fidelidade ou ao menos alguma bonificação. Salões de beleza, padarias, lojas de roupa, sorveterias, todas essas empresas podem  bonificar os seus clientes fiéis de forma simples, mas atrativa.

Mas, é importante lembrar que a empresa deve saber reconhecer os clientes que realmente dão lucro, para não ficar no prejuízo.

Uma das estratégias do marketing de relacionamento é o programa de fidelidade.

Uma das estratégias do marketing de relacionamento é o programa de fidelidade.

Veja também: O que é E-commerce quais os tipos? 

 

Rede Brasil de Marketing Digital

Essas são algumas estratégias de marketing de relacionamento para fidelizar clientes. Para implementar o marketing de relacionamento na sua empresa através de meios digitais é importante contratar um profissional ou empresa de marketing digital.

A Rede Brasil de Marketing Digital implementa o marketing de relacionamento nas empresas, além de outros serviços. A empresa possui profissionais qualificados e já realizou serviços para vários países como Argentina, Estados Unidos, Canadá, Suécia, Espanha, Dinamarca e Austrália.

Além disso, a Rede Brasil é especialista em Otimização SEO e trabalha para deixar o site da sua empresa na primeira página dos resultados do Google. Para contratar os serviços da Rede Brasil basta entrar em contato.

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