A importância do e-mail marketing para seu negócio

O e-mail marketing é importante para manter o relacionamento com o cliente.

A importância do e-mail marketing para seu negócio

Existem várias estratégias de marketing digital para aumentar a conversão de uma empresa, seja ela física ou de e-commerce. As estratégias mais procuradas para alavancar as vendas, são o gerenciamento de redes sociais e a otimização de sites. Essas estratégias são importantes, mas há uma outra que também dá muito resultado e é feita através do bom e velho e-mail: o e-mail marketing!

O e-mail marketing tem um grande alcance de clientes

O e-mail marketing tem um alcance grande e é uma forma da empresa chegar até o cliente. Uma pessoa pode não usar as redes sociais diariamente, mas o e-mail é uma ferramenta de uso quase obrigatório. Em todo o mundo existem mais de 3,9 bilhões de contas de e-mail e esse número supera o de contas do Facebook, que atingiu cerca de 2,13 bilhões usuários, no fim de 2017.

Segundo pesquisa de mercado, a taxa de cliques por e-mail marketing é de 3%, seis vezes maior que a taxa de cliques média das redes sociais, que tem apenas 0,5% de cliques. Além disso, para cada U$ 1 que é investido em e-mail marketing, U$ 38 é obtido pelas empresas, como retorno.

Isso acontece porque as pessoas que assinam uma newsletter, geralmente estão interessadas no produto ou serviço oferecido por aquele site.

O e-mail marketing mantém o relacionamento com o cliente

Um site bem posicionado no Google e com posts otimizados em SEO atrai os clientes que pesquisam nos mecanismos de busca. Uma vez que o cliente encontra o site, é importante que ele mantenha o relacionamento com a empresa. O e-mail marketing é importante para manter o relacionamento com o cliente, para que ele volte para o site quando quiser realizar a compra de algum produto ou serviço.

Veja também: Como aplicar o Neuromarketing no Marketing Digital?

Construindo uma estratégia de e-mail marketing

Saiba agora os passos para construir uma estratégia eficaz de e-mail marketing para seu negócio.

  • Escolher uma ferramenta web

O primeiro passo para começar a usar o e-mail marketing no seu negócio é escolher uma ferramenta web. Há ferramentas pagas, mas também existem várias ferramentas gratuitas. Entre as ferramentas estão a Hubspot Marketing Grader, a Hubspot Blog Top Generator, a Google Trends, a Treelo, a Google Keyword Planner e a MailChimp. Elas são ferramentas que otimizam a distribuição de conteúdo e são gratuitas.

Uma dessas ferramentas que tem facilidade para a criação de e-mail marketing é a MailChimp. O uso dela é gratuito para contas que têm menos de dois mil e-mails. O interessante, é que dá para testas bastante antes de precisar pagar pela ferramenta. A ferramenta cria o e-mail marketing usando templates. Dá para usar templates da própria ferramenta ou fazer seu próprio template com Photoshop, HTML e CSS.

Uma outra funcionalidade interessante da ferramenta é a criação de fluxos de e-mail automáticos, porém essa criação não é gratuita.

  • Conhecer o público e segmentar os contatos

Não adianta enviar conteúdo para um público que não é o da sua empresa ou negócio. Por isso, é importante identificar e conhecer o público-alvo para enviar o material para o público ideal e assim ter mais vendas.

Além disso, antes de fazer a distribuição do conteúdo, também é importante fazer a segmentação dos contatos. Cada grupo de contatos necessita de um tipo de e-mail diferente. Um grupo de pessoas que não compram os serviços ou produtos do seu site há mais de um ano, por exemplo, vai gostar de receber e-mails com ofertas especiais.

  • É necessário escolher o público-alvo do e-mail marketing.

    É necessário escolher o público-alvo do e-mail marketing.

    Distribuir o conteúdo

Depois de identificar o público-alvo e segmentar os contatos, começa a distribuição dos e-mails. É necessário escolher quais canais de distribuição vão ser usados, como a newsletter e as redes sociais.

Também é preciso definir a frequência de distribuição das notícias. Você pode escolher, por exemplo, distribuir e-mail através da newsletter uma vez por semana, no dia que sai post novo no seu blog.

Não é interessante que e-mails para empresas sejam enviados nos dias de sexta e nos fins de semana, já que nem todas as empresas têm expediente nesses dias.

Veja também: Saiba como escolher a palavra-chave ideal para seu texto

Dicas para aumentar as vendas

  • Prova social

Uma dica para aumentar as vendas é incentivar opiniões no e-mail marketing. Diversos estudos comprovam que comentários positivos são bons para as vendas. E eles são ainda mais importantes quando se trata de vendas online, já que as pessoas não podem ver, tocar ou experimentar o produto. Assim, a melhor forma de descobrir se ele é realmente bom é saber a opinião de pessoas que já compraram.

Por isso, na campanha de e-mail marketing é interessante incluir uma área para que os clientes que já compraram possam colocar suas opiniões. Essa estratégia também é importante porque mostra que a empresa se importa com a opinião do cliente.

Além disso, quando uma empresa pede comentários dos clientes, ela revela sua transparência e confiança na qualidade de seus produtos e serviços, já que um comentário negativo pode diminuir as vendas.

  • Design

É muito desagradável receber e-mails cheios de poluição visual, por isso, o design no e-mail marketing é importante. Deve-se dar ênfase a um produto ou promoção e trabalhar a identidade visual, para chamar a atenção dos clientes. Imagens também são mais atrativas que blocos grandes de textos.

Campanhas responsivas também são fundamentais para e-mail marketing. Não é nada agradável ler um e-mail ou conteúdo que não se ajusta à tela. Quando um cliente abre um conteúdo assim, na maioria das vezes ele nem continua a leitura.

Agora que você já sabe a importância do e-mail marketing para o seu negócio, é só começar a construir uma boa estratégia, escolher uma ferramenta web, conhecer o público-alvo e depois fazer a distribuição do conteúdo. Você também pode contratar uma campanha de e-mail marketing profissional.

Rede Brasil oferece diversos serviços de marketing digital, entre eles campanhas de e-mail marketing. Nós cuidados do seu site desde a etapa da construção até a otimização do site. Além disso, temos os melhores especialistas em marketing digital para alavancar seu negócio e aumentar a conversão e as vendas dos produtos e serviços da sua empresa.

Comments

comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *