Como medir a satisfação do cliente? Parte 1

Como medir a satisfação do cliente Parte 1

Como medir a satisfação do cliente? Parte 1

Há muito tempo atrás, os empreendedores estavam lutando para fornecer aos compradores produtos de alta qualidade e preços razoáveis. Embora esses elementos do negócio ainda sejam muito relevantes, eles estão gradualmente perdendo a corrida contra a satisfação do cliente. Pesquisas recentes revelaram que a experiência do consumidor se tornará o mais importante diferenciador de marca até 2020.

Isso sugere que todas as marcas precisam investir muito tempo e esforço nas relações com os clientes e medir sua satisfação regularmente. Ao fazer isso, você pode aumentar drasticamente as vendas e o número de compradores fiéis. Por isso, neste artigo, vamos explicar como medir a satisfação do cliente.

Como medir a satisfação do cliente 1

Todas as marcas precisam investir muito tempo e esforço nas relações com os clientes e medir sua satisfação regularmente.

Veja também: SEO no YouTube: como rankear bem seu vídeo – Parte 1

Maneiras de avaliar a experiência do cliente

De acordo com o Business Dictionary, a satisfação do cliente é um grau de satisfação fornecido pelos bens ou serviços de uma empresa, conforme medido pelo número de clientes repetidos. No entanto, é praticamente impossível cobrir todos os aspectos desse fenômeno em uma única frase.

Como nosso objetivo aqui é descrever como medir a satisfação do cliente, nos concentraremos em métodos práticos de avaliação. 

  • Satisfação geral do cliente: se você tiver um aumento constante nas vendas durante um período mais longo, isso significa que seus compradores estão satisfeitos com a maneira de cultivar as relações mútuas. Mas se você observar muitos altos e baixos nas pesquisas de satisfação do cliente, é hora de se perguntar o que há de errado com a empresa.
  • Net Promoter Score: Este indicador mostra a porcentagem de compradores que estão dispostos a recomendar seus produtos para seus conhecidos na vida real ou online. Tendo em mente o poder do marketing boca a boca, a maioria das empresas considera o NPS como o indicador mais importante da satisfação do consumidor.
  • Análise do concorrente: é ótimo ver que 87% dos usuários recomendariam seus serviços online, mas não é tão bom se um concorrente médio receber 93% de avaliações positivas. Se você quiser descobrir sua posição no mercado, precisará analisar todas as partes interessadas relevantes.  Alguns diriam que a fórmula de satisfação do cliente é bastante simples – tudo que você precisa é dos 3 Cs (consistência, consistência, consistência!). No entanto, é preciso um pouco mais de consistência para criar uma experiência perfeita para o consumidor. Primeiro de tudo, você precisa medi-lo para entendê-lo, então vamos ver como fazer isso.
  • Pesquisas: As pesquisas pós-compra representam uma maneira simples de obter feedback dos clientes. Usando ferramentas online como é fácil projetar e conduzir uma pesquisa de experiência do consumidor.
  • Feedback do cliente em tempo real: Você pode obter um feedback dos clientes em tempo real através do serviço de suporte do seu site ou de call centers internos. Esse é o método mais eficiente porque você pode receber muitas informações valiosas em um período de tempo muito limitado. No entanto, é importante saber o que você quer e manter o número de perguntas no mínimo. Um consumidor médio não está disposto a gastar 15 minutos conversando com um estranho, então encare a história e seja direto.
Como medir a satisfação do cliente

Você pode obter um feedback dos clientes em tempo real através do serviço de suporte do seu site ou de call centers internos.

Veja também: SEO no YouTube: como rankear bem seu vídeo – Parte 2

  • Bate-papo ao vivo: Mais de 90% dos compradores estão satisfeitos quando têm a oportunidade de usar o serviço de bate-papo ao vivo. Esse recurso está disponível 24 horas por dia e permite que as empresas explorem a experiência do consumidor rapidamente. Com tantas informações do usuário disponíveis on-line, você pode até criar um relatório de classificação de bate-papo para avaliar a satisfação do cliente. Os compradores podem dar um sinal de positivo ou negativo aos agentes de suporte depois de um bate-papo, permitindo que você os compare pela eficiência.

Gostou de saber como medir a satisfação do cliente? Fique atento ao nosso blog para ver a segunda parte do artigo.

Comments

comments

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *